Acesso restrito: Alunos, Pais e Funcionários

Esqueci minha senha

(27) 3259-1164 / (27) 3259-1944

História

A Escola Santa Catarina foi fundada em 02 de fevereiro de 1946.  Iniciou sua oferta apenas  com  o curso primário para a comunidade teresense. Em dezembro de 1956, foi publicada no Diário Oficial a autorização nº. 01-DO 10/12/1956 para o funcionamento do Curso Ginasial por quatro anos. Um avanço na educação da comunidade local. Em 1969, foi suprimido o curso primário, a escola passou a ministrar o curso de primeiro grau – 5ª a 8ª séries.

Em 1989 a Associação Congregação de Santa Catarina assinou um convênio com a Secretaria Estadual de Educação – ES, onde ficou acordado que todo o alunado de 5ª a 8ª séries do 1º Grau e 1º ao 3º ano do 2º Grau da Escola “José Pinto Coelho” seria transferido para a Escola Santa Catarina, que passou a se chamar Escola Conveniada Santa Catarina.

Esse convênio vigorou até fevereiro de 1997.  Nesta ocasião, em 22 de fevereiro de 1997, a Escola passou para o sistema municipal em regime de comodato com a Prefeitura Municipal de Santa Teresa-ES, funcionando, desde então, somente o 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental.  Gestada por Irmãs da Congregação Santa Catarina e firmado um acordo entre a Prefeitura e a Associação Congregação Santa Catarina, onde ditava que o poder público municipal teria  o direito de utilizar as instalações do prédio escolar para ministrar aulas à comunidade escolar municipal, na forma da legislação vigente, com caráter de educação pública, gratuita e obrigatória.

Em 1999, por necessidade em atender a grande demanda de alunos, a Escola sofreu uma positiva ampliação. Além do prédio com 12 salas de aula e demais dependências, foram construídos: um refeitório, uma cozinha, mais 4 salas de aula e um auditório. Em meados de abril de 2003, iniciou-se a construção do ginásio de esportes (poliesportivo) com excelente infra-estrutura, vindo concretizar as aspirações dos professores e alunos.

Ao final de 2007, o convênio com a Prefeitura se findou e a Escola Santa Catarina dispôs de toda sua estrutura para iniciar o Ensino Fundamental como escola particular, estabelecendo uma nova etapa em sua história.

Uma bonita história de amor pela educação das crianças e adolescentes de nosso município que se iniciou há mais de  70 anos, onde as Irmãs da Congregação de Santa Catarina aspiraram um sonho possível, e hoje, nos tornamos responsáveis em mantê-lo vivo, promovendo uma educação de   qualidade e compromisso com esse legado.